Início > Uncategorized > Curiosidades e história da Moóca – O bairro mais tradicional da cidade

Curiosidades e história da Moóca – O bairro mais tradicional da cidade

A sua fundação teve ínicio em 17 de Agosto de 1556, á apenas 56 anos após o descobrimento do Brasil. Na época as terras eram ocupadas por índios que se concentravam próximo ao Tameateí ou Tometeri, hoje o Rio Tamanduateí. O nome do bairro é de origem indígena. A versão mais aceita é de que ele teria surgido no século 16, quando os primeiros habitantes brancos começaram a construir suas casas na região, e sob o olhar curioso dos índios, que exclamavam “Moo-oca!”, numa tradução livre algo como “Eles estão fazendo casas!” – moo = (fazer) e oca = (casa).

Formação e Desenvolvimento

A Mooca se caracteriza por uma intensa ocupação de italianos, cujos descendentes não abandonaram o distrito. Outras imigrações importantes foram de lituanos , iugoslavos e libaneses.

A imigração italiana está presente também nas tradições gastronômicas do bairro que, entre muitas cantinas, pizzarias e doçerias, conta com alguns importantes nomes, como a doceria Di Cunto, a pizzaria São Pedro, a Pizzaria do Ângelo e o restaurante Don Carlini

Sendo uma região de passado industrial, foi uma das áreas da cidade onde se concentraram os imigrantes, em especial os italianos, que imprimiram certas marcas características no bairro como algumas festas típicas, tais como a Festa de San Gennaro. O distrito abriga hoje o Memorial do Imigrante que traz informações sobre a imigração italiana no brasil. Atualmente é um distrito que ainda concentra algumas indústrias na cidade, mas é predominantemente residencial de classe média e de serviços. O distrito ainda sedia a Universidade São Judas Tadeu e o tradicional clube paulistano, o Clube Atlético Juventus.

Atualidade

Assim, demonstrando toda essa característica contrastante, pode-se encontrar ainda hoje muitos casarões antigos, com suas fachadas em vários estilos, construídas pelos maestri, (os mestres construtores), adornadas de guirlandas e baixos relevos, objeto de admiração e estudo de novos e surpresos arquitetos, ao lado de modernas residências, assim como de estreitas ruas, típicas de velhas cidades da Europa, ao lado de largas avenidas.

Segundo pesquisa do Jornal da Tarde : “com seus 7 quilômetros quadrados de área, e uma população de mais de 63.000 habitantes, é o bairro mais com a cara de São Paulo, sendo que as suas características correspondem exatamente à média da cidade”. Hoje o tradicional distrito é um dos mais valorizados da zona leste paulistana. Composto apenas por três bairros (Hipódromo, Parque da Mooca e Mooca), o distrito da Mooca atualmente passa por uma grande transformação em toda a sua extensão com desativações de antigas indústrias, fábricas e demais complexos, dando lugares a novos estabelecimentos comerciais e imponentes condomínios residenciais.

Pensando em investir na Moóca? entre em contato comigo,

MASTIN (11) 6697-8515  mastin@consultoria.com.br

  1. Sidnei Rodrigues
    agosto 25, 2010 às 8:12 pm

    Bacana . . . ficou ótemo !

    • agosto 29, 2010 às 5:04 pm

      Valeu Sidnei,
      visitei teu blog tb, demais e muita informação interessante, parabéns!

  1. agosto 25, 2010 às 8:14 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: